© 2018

Facebook.png
Twitter.png
Vimeo.png
IMDb.png
Youtube.png
Mubi.png
1/4

Morrer Como Um Homem

João Pedro Rodrigues

Drama / 118min / 2009

Sinopse

MORRER COMO UM HOMEM é a história do último inverno da vida de Tonia, uma veterana do espectáculo de travesti lisboeta. Enquanto Tonia luta contra a dependência da heroína de Rosário, o seu namorado heterosexual, o mundo à sua volta implode: o espectáculo de travesti agoniza, a concorrência de artistas mais novas ameaça o seu estatuto de vedeta.

Pressionada por Rosário a dar o último passo para assumir a sua identidade feminina, a mudança de sexo que a irá transformar numa mulher, Tonia luta contra as suas mais profundas convicções religiosas. Se por um lado quer ser a mulher que Rosário deseja, por outro sabe que perante Deus nunca poderá ser essa mulher.

Tonia sabe que está doente. Com a desculpa de afastar Rosário da cidade e da droga, partem numa viagem ao campo. Perdidos, entram numa floresta encantada, um mundo mágico onde conhecem a enigmática Maria Bakker, que vai revelar a Tonia o sentido da vida e o segredo das transfigurações.

De volta a cidade, algo de sublime sela esta história: num dos primeiros dias de Primavera, a morte irá juntar dois homens que se amam, e juntos regressam à floresta encantada.

Imprensa

The New York Times

The Anguish of Identity

Slant Magazine

To Die Like a Man

Prémios

World Premiere

Official Selection -  Un Certain Regard 2009 - 52 nd Festival de Cannes - Cannes, 2009

 

Melhor Longa-Metragem

Queer Film Festival "Mezipatra", Brno e Praga, República Checa, 2009

 

Melhor Longa-Metragem

SPA/RTP, Portugal

Melhor Longa-Metragem

Cine del Futuro, BAFICI - Buenos Aires International Independent Film Festival, Argentina 2010

 

Projecto seleccionado pelo L'Atelier

52º Festival de Cannes, França, 2007

 

Nomeação para Melhor Actor para Fernando Santos

Prémio Autores SPA/RTP - Portugal, 2010

Ficha Técnica

REALIZAÇÃO João Pedro Rodrigues ARGUMENTO João Pedro Rodrigues, Rui Catalão, Joao Rui Guerra da Mata ELENCO Fernando Santos, Alexander David, Gonçalo Ferreira de Almeida, Jenny Larrue, Cindy Scrash, Chandra Malatitch, Miguel Loureiro, Carloto Cotta, Gonçalo Mendes, Fernando Gomes, André Murraças DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA Rui Poças MONTAGEM Rui Mourão, João Pedro Rodrigues ANOTAÇÃO Leonor Noivo PRIMEIRO ASSISTENTE DE REALIZAÇÃO Paulo Guilherme SEGUNDOS ASSISTENTES DE REALIZAÇÃO Pedro Maia, Isabel Martins ASSISTENTE DE DÉCORS Pedro Rainho GUARDA-ROUPA Patricia Dória MAQUILHAGEM E CARACTERIZAÇÃO Sandra Pinto PRIMEIRO ASSISTENTE DE IMAGEM Sandra Meleiro SEGUNDO ASSISTENTE DE IMAGEM Helena Marina SOM DIRETO António Pedro Figueiredo MONTAGEM DE SOM Nuno Carvalho MISTURAS Nuno Carvalho, Jean-Pierre Laforce ARTISTA FOLEY Patrick Egreteau DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Sandra Figueiredo, Olivier CapeIli SOM Nuno Carvalho DIREÇÃO DE ARTE João Rui Guerra da Mata ASSISTENTE DE PLATEAU Nuno Barbosa  EXECUÇÃO DE GUARDA-ROUPA Joaquim Guerreiro, Alda Cabrita ASSISTENTE DE GUARDA-ROUPA Tânia Franco EFEITOS ESPECIAIS António Gavinho ASSISTENTE DE MONTAGEM Filipe Afonso ASSISTENTE DE MONTAGEM E SOM Mário Dias ESTAGIÁRIOS DE MONTAGEM DE SOM Henry Nesbitt, André Martins CO-PRODUÇÃO Judith Nora PRODUÇÃO Maria João Sigalho