© 2018

Facebook.png
Twitter.png
Vimeo.png
IMDb.png
Youtube.png
Mubi.png
1/4

H3

Les Blair

Drama / 88min / 2001

 

 

 

Sinopse

A acção de H3 passa-se no Bloco H da Maze Prison, no Norte da Irlanda, entre o início do mês de Janeiro e o dia 5 de Maio de 1981 - data da morte de Bobby Sands, na sequência de uma greve de fome. Neste período, os prisioneiros republicanos decidiram iniciar uma greve de fome reclamando o estatuto de presos políticos. Esta greve de fome teve lugar ao fim de quatro anos de protesto, durante os quais, os reclusos, estiverem confinados às suas celas, apenas vestidos com um cobertor. E seguiu-se a uma outra greve de fome - entre os meses de Outubro e Dezembro de 1980 - que só terminou quando julgavam que as suas exigências tinham sido atendidas...

 

Através dos olhos das personagens, o filme segue os acontecimentos que, em Maze Prison, culminaram com a morte de dez reclusos. O tema central de "H3" é o dilema vivido, tanto individual como colectivamente, por aqueles homens:

 

Deverão iniciar uma greve de fome, sabendo que ela resultará inevitavelmente na sua morte, ou deverão ficar como estão, sob um protesto que se tomou obsoleto?

 

Tendo optado, colectivamente, pela greve de fome, vemos, depois, o impacto que os seus interesses pessoais e familiares tem sobre as suas convicções políticas individuais.

 

Muitos dos dilemas e dramas pessoais das personagens principais são resolvidos e, apesar de saberem que terão que pagar um preço muito alto antes de verem as suas exigências serem atendidas, têm um compromisso com um objectivo, reforçado pelo forte sentido de comunidade unida, e cumprem-no. Foi essa força e esse compromisso que estiveram por detrás dos primeiros passos experimentais rumo ao processo de paz na Irlanda. 

Ficha Técnica

ELENCO: Brendan Mackey, Aidan Campbell, Tony Devlin, Kevin Elliot, Dean Lennox Kelly, Mark O'Halloran, Mark McCrory, Gerry Doherty, James Doran, Dan Gordon, Packy Lee, Sean McDonagh, Andrew Porter, Eddie Robinson REALIZADO POR: Les Blair PRODUZIDO POR: James Flynn e Juanita Wilson ESCRITO POR: Laurence McKeown e Brian Campbell CO-PRODUTORES: Amandio Coroado, Denis Bradley e Ulrich Felsberg DIRECTOR DE FOTOGRAFIA: Owen McPolin EDIÇÃO: Niamh Fagan DESIGNER DE PRODUÇÃO: Jim Furlong MÚSICA: Ray Harman GUARDA-ROUPA (DESIGN):Maeve Patterson DIRECTOR DE CASTING: Frank Moiselle CO-PRODUTOR: Patrick O'Donoghue